02 outubro 2011

Projeto e Plano de Aula.


Projeto: Porto Alegre, nosso lugar!

Motivação do projeto
O 4o ano, ano letivo que leciono, estuda a história e geografia do município, em particular o município em que moramos: Porto Alegre.
Começamos o ano estudando a história antiga e atual do município e suas características. Partindo da data de aniversário de fundação do mesmo no dia 26 de março, tendo como ponto principal a saída de estudos com o Ônibus do Turismo , passeio turístico feito pela cidade. As fotos foram publicadas no blog da turma http://turma412011-ildefonsogomes.blogspot.com/ , bem como um vídeo do You Tube que retratava a História de Porto Alegre. Os alunos tiveram acesso no Laboratório de Informática ao blog podendo visualizar o que estavam trabalhando. Foi feito em sala de aula um álbum da cidade, com características da mesma.
No segundo trimestre trabalhamos os bairros, limites do município e dentro dele, zonas rural e urbana. Para entendermos melhor o que é limite, zonas rural e urbana de um município trabalhamos com o google maps, onde os alunos puderam ter a visão do mapa, o que é limite artificial e natural, as partes com menos casas ruas e avenidas que é a zona rural e a zona urbana “superpopulosa”.
Após observações pudemos registrar em aula, nos cadernos, o que tínhamos observado no Labin.
A aula com google maps foi muito proveitosa, os alunos foram além procuraram suas casas, a escola, ruas e avenidas conhecidas.
Neste último trimestre vamos estudar a geografia da cidade: relevo, hidrografia e clima.
Plano de aula -
Começaremos pelo relevo, este conteúdo será o foco deste planejamento, sendo que os outros dois conteúdos seguirão uma linha semelhante de estudo.
  Objetivos:
  • Conhecer os conceitos de relevo e as diferentes formas de relevos existentes, bem como a modificação do mesmo pela ação da natureza e do homem;
  • Identificar e nomear estas formas de relevo em Porto Alegre;
Previamente os alunos já estudaram, em ciências, as camadas da Terra e a formação rochosa o que nos dá subsídios para o estudo da formação do relevo. Enfatizando a litosfera, camada sólida da Terra, levantar através de conversa e pesquisa qual os conceitos e conhecimentos prévios dos alunos, partindo destes conhecimentos iniciar o trabalho.
Etapas:
1- Conhecimentos prévios: apresentar figuras de diversos relevos para as crianças, perguntar o que eles estão vendo, o que elas entendem daquelas figuras. As figuras estarão em arquivos e em dupla as crianças escreverão no “open” os conhecimentos que eles tem, usando o Labin.
2- Após correção da professora, as escritas serão passadas aos colegas, através do datashow. Neste momento a professora fala aos alunos que estão trabalhando o relevo, mas o que é isso? Quem criou? Sera que foi sempre assim? Quem modificou?
3- Após compartilharmos conhecimentos será apresentado aos alunos o vídeo:
Conversa sobre os novos conceitos estudados: Montanhas, Planalto, Planície e depressões.
4- Voltando estes conceitos para o nosso município iremos acessar o google maps, observando estes relevos em Porto Alegre.
5- Roda de conversa sobre os relevos da nossa cidade, o que o homem modificou, o que a natureza modificou, quais a consequências destas modificações.
6- Acessar o blog da Turma http://turma412011-ildefonsogomes.blogspot.com, ler a história em quadrinhos e analisar com os colegas.
7- Conclusão, cada dupla escolherá um tipo de relevo para escrever sobre ele, encontrar uma imagem, lugar em Porto Alegre que apresente este tipo de relevo. A professora trará algumas imagens para que os alunos analisem e se quiserem também escolham estas. Este trabalho será feito no laboratório, onde cada dupla digitará seu trabalho, poderá procurar conceitos e imagens na ferramenta de pesquisa da internet.
Estas etapas serão desenvolvidas em aproximadamente 4 aulas.
Recursos:
Laboratório de informática: computadores, projetor de imagens digital, pendrive (da professora), máquina de fotografia dos alunos se necessário retratarem o local escolhido de relevo na cidade.
Avaliação
Será feita ao longo do processo culminando com a conclusão do trabalho, conforme a última etapa das aulas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Muito obrigado pelo comentário! Favor assinar com nome e email.

Postar um comentário